Decoração de mesa de Natal: dicas elegantes e simples

Decoração de mesa de Natal: dicas elegantes e simples

Não precisa de muita coisa para preparar a decoração de mesa de Natal. Apenas caprichar nos detalhes para um resultado elegante e surpreendente. São pormenores assim que ajudam a valorizar ainda mais esta época já de si desafiante pelo contexto pandémico em que nos encontramos.

O Natal é mesmo a festa da família, onde o amor deve ser o presente mais especial de todos, mesmo que isso signifique o distanciamento – haverá afinal maior prova de amor do que querermos preservar a saúde dos mais idosos ou dos mais debilitados? Não significa que isto seja algo fácil de concretizar.

Aliás, depois de tantos meses de privações, era por esta época que tanto ansiávamos para matar saudades e para sentir um pouco de normalidade. Até as medidas de restrição foram atenuadas durante este período pelo Governo, não querendo isso significar que já está tudo bem.

Por isso, e enquanto não podemos voltar à normalidade pré-COVID, que possamos celebrar cada momento da melhor maneira, que possamos dedicar-nos aos pequenos afazeres com todo o empenho – são estes pormenores que ajudam a acalmar um coração entristecido.

5 dicas de decoração de mesa de Natal

E se a casa já está enfeitada e a respirar espírito de Natal por todos os cantos, também a mesa merece uma atenção especial. Quer saber os truques mais simples para uma decoração de mesa de Natal elegante? Então, tome nota.

Cores natalícias

Em primeiro lugar, deve estabelecer qual será a paleta de cores a usar. E como estamos no Natal, claro que vamos aconselhar os clássicos, que, só por si, já nos fazem recordar desta época tão especial. São eles o vermelho, verde e dourado. Uma toalha bem natalícia, guardanapos e pratos coloridos são os itens mais comuns.

Todavia, se gosta de coisas mais simples, poderá, igualmente, incorporar estas tonalidades em pormenores, como elementos de decoração, nas argolas dos guardanapos ou nos marcadores de lugar.

Centro de mesa

Um arranjo central é sempre uma ótima ideia e imprescindível para uma mesa bem recheada, de comida e de amor, pois claro. Poderá comprar um centro de mesa numa superfície comercial ou até numa florista, se preferir uma opção mais natural e sustentável.

Ou, melhor ainda, poderá dar uso à sua criatividade e criar o seu próprio centro de mesa. Precisa de ideias? Use alguns galhos ou pedaços de guirlandas que tenha lá em casa, para servir de base. Por cima, deve espalhar, flores, pinhas, pequenos ramos, enfeites com brilho e velas bem cheirosas, para dar todo um novo encanto ao espaço.

Detalhes clássicos

Para uma decoração de mesa de Natal elegante, os elementos mais clássicos também não poderiam faltar. Afinal, quando conjugamos subtilmente diferentes estilos decorativos temos resultados únicos e que vão surpreender toda a gente.

Assim, escolha talheres dourados e finos, argolas de guardanapos também douradas e bem vistosas e copos de pé bem alto, em vidro ou cristal, de acordo com o que tiver disponível em casa.

Os expositores de bolos são também uma peça elegante e sofisticada para expor os doces de Natal. Sem esquecer os naprons que conferem um toque de requinte ao prato onde colocar o bolo-rei.

Elementos naturais

A decoração de mesa de Natal ganhará ainda mais beleza se for preenchida com elementos naturais, como as pinhas que podem ser acomodadas sobre os guardanapos de tecido ou usadas como marcadores de lugar. Pequenos galhos de árvores e até flores secas podem ajudar a compor o cenário, mesmo que apenas estrategicamente espalhadas pela mesa, sem grandes regras.

Luzes por todo o lado

E se há algo que não pode faltar na decoração de mesa de Natal é mesmo luzes, sejam elas artificiais ou velas bem cheirosas.

Mesa posta e está tudo pronto para celebrar a época mais bonita do ano.

A equipa Brasão Rosa deseja-lhe Feliz Natal.


Postagem anterior
Limpeza do escritório: nunca foi tão importante fazê-lo corretamente
Postagem seguinte
Produtos biodegradáveis: como ser mais sustentável em 2021