Home office: criar um espaço de trabalho produtivo

Home office: criar um espaço de trabalho produtivo

O teletrabalho tem atingido níveis nunca vistos, pelo que ter um home office minimamente preparado para dar resposta às suas necessidades é fundamental para se sentir motivado e empenhado no trabalho a realizar.

Nesse sentido, criar um espaço bem pensado, organizado e corretamente decorado inspira criatividade, bem-estar e produtividade. E é por isso que atentar a determinados pormenores é fundamental - os resultados serão muito positivos. 

Não importa se tem uma divisão específica para criar o escritório em casa, ou se tem de se ajustar a um qualquer cantinho disponível, estas dicas enquadram-se em qualquer situação.

 

6 dicas para criar um home office produtivo

Espaço, luz, materiais: tudo conta quando chega a hora de trabalhar e precisamos de ter as melhores condições possíveis.

1. Local tranquilo

Se tiver uma divisão que possa servir de escritório, então, ótimo, porque fica com a tarefa facilitada. Todavia, esta não é uma possibilidade para a maioria das pessoas e, como tal, é preciso trabalhar com o que se tem e, muitas vezes, fazer pequenas mudanças e adaptar algum cantinho, para dar lugar ao home office.

Se for esse o caso, então, escolha o local onde acha que poderá ficar mais confortável e ter mais e melhores condições de trabalho, seja o quarto, a sala ou até a cozinha. Lembre-se de que vai passar ali muitas horas, pelo que o conforto é, precisamente, a palavra de ordem.

2. Ergonomia: uma palavra a considerar

Ter um posto de trabalho que seja ergonomicamente adequado é mais difícil do que imagina. Engane-se se acha que só precisa de uma mesa e de uma cadeira para trabalhar – o seu corpo irá queixar-se disso mesmo ao fim de alguns dias em condições desadequadas.

Além de que adotar uma posição incorreta pode trazer dores e outros problemas para a sua postura corporal, que poderão necessitar de intervenção médica, como as famosas lombalgias.

Para montar o home office, estas são as regras a ter em conta:

  • O ecrã deve estar ao nível dos olhos ou um ligeiramente abaixo;
  • O teclado deve estar posicionado de modo a que os antebraços fiquem paralelos ao chão e os pulsos fiquem retos;
  • A sua cadeira deve permitir o encosto total das costas;
  • Deve sentar-se de modo a conseguir colocar os pés firmemente no chão ou num apoio, de modo a formar um ângulo de 90º.  

3. Não se esqueça de organizar o espaço

Um ambiente de trabalho organizado permite que não se distraia com coisas desnecessárias e que não perca tempo à procura de alguma coisa quando precisa. Para isto, é fundamental ter locais para guardar documentos, canetas, equipamentos eletrónicos, para que não fiquem simplesmente pousados ao acaso.

4. Tenha em consideração os espaços de armazenamento

No seguimento da dica anterior, é importante pensar num local para guardar os materiais de trabalho e não ficar tudo à vista em cima de secretária, roubando-lhe espaço importante para trabalhar à vontade. Se tem crianças em casa, isto é especialmente importante, porque assim evita que elas mexam nas suas coisas e algum acidente possa acontecer.

Falamos de armários, estantes, prateleiras e caixas organizadoras, só para dar alguns exemplos.

5. A iluminação deve ser funcional

Trabalhar em casa implica estar alerta e confortável e, para tal, a questão da iluminação é muito importante, especialmente para a sua saúde visual.

As luzes amarelas providenciam uma sensação de aconchego e descanso e as luzes brancas são mais funcionais e ideais em espaços nos quais precisamos de mais atenção. Não obstante, tente recorrer à luz natural sempre que possível. Além de ser mais saudável para os nossos olhos é totalmente gratuita.

6. A importância da cor

Provavelmente era uma condição na qual nem sequer tinha pensado, mas a cor das paredes e que predomina na decoração do espaço onde tem o seu home office é extremamente importante. Isto porque as cores influenciam a nossa forma de estar, pela positiva e pela negativa.

Então, tenha em consideração que:

  • Tons claros proporcionam sensação de tranquilidade;
  • Cores vibrantes estimulam a criatividade;
  • Tons escuros podem ser excessivamente cansativos para os olhos.

 

Os itens indispensáveis para o seu escritório

Na Brasão Rosa encontra muitos dos produtos que vão ajudar a equipar o seu home office, de modo a estar acompanhado de tudo o que precisa para horas de trabalho produtivas e motivadas.

Tome nota.


Postagem anterior
Dicas para fazer o melhor bolo de aniversário caseiro de sempre (com receita)
Postagem seguinte
Comida para take away: está a par das regras da restauração?